Quem é Zélia Susana?           

             Com ascendência de etnia francesa e belga, Zélia Susana nasceu e sempre viveu em Porto Alegre. Despertou para o mundo na época em que sua família morava no IAPI, bairro Passo d'Areia, em 25/11/1964,  justamente nos anos em que desencadeavam-se os movimentos culturais e artísticos do bairro que foram berço do surgimento de grandes artistas e conjuntos musicais da cidade e onde também habitava Elis Regina.  E foi ao som dos Beatles, da Jovem Guarda e do piano e violão dos primos, também músicos, que Zélia Susana teve sua primeira infância. Em uma época em que ainda vigorava a Inquisição e a Ditadura e, passada a Revolução de 64, surge o movimento hippie do verão de 1967 na  Califórnia, com todo seu colorido e excentrismo, implementando  novas mudanças de comportamento  nas relações e sociedades do mundo inteiro, rompendo os padrões vigentes, trazendo uma nova forma de ver o mundo. Foi nessa atmosfera de mudanças, renovações e inovações sociais que Zélia nasceu.


          -----------Com a aquisição por seus pais de uma casa na zona sul, Zélia Susana mudou-se do IAPI, mas continuou frequentando o bairro semanalmente até a idade adulta. Filha de Oscar e Suzana, ela dedicada à família e ele um executivo de uma multinacional onde trabalhava com máquinas agrícolas, compressores e outros equipamentos e máquinas pesadas e que, posteriormente, dedicou-se à empresa familiar no ramo de materiais de construção civil, juntamente com seus irmãos, antigos sócios da década de 40.


         --------- Em 1978, começa seus estudos astrológicos, interesse obtido na escola aos 9 anos de idade quando a professora levou os alunos à biblioteca e, sobre a mesa, grandes livros abertos chamou-lhe a atenção. Debruçou-se sobre a mesa e viu que as páginas abertas continham esquemas celestes, com os planetas e suas órbitas em torno do Sol. O fascínio foi imediato! Sua maior curiosidade quando abria os jornais, era de saber "como uma pessoa pode escrever sobre todas as outras todos os dias". Depois que tornou-se Astróloga profissional entendeu que a horoscopia é um folclore astrológico e não um trabalho astrológico propriamente dito, mas sim uma forma de autoajuda. Seu interesse se consolidou quando, ao visitar uma biblioteca pública, outro livro aberto sobre o fichário também chamou-lhe a atenção: ao pegá-lo, viu que tratava-se de um estudo astrológico sobre as glândulas endócrinas e aí percebeu até onde a Astrologia poderia levá-la em termos de conhecimentos. A época era difícil para o estudante de Astrologia, pois não contávamos ainda com muitos livros traduzidos.


           -----------Neste ínterim, forma-se em Ballet Clássico Acadêmico, no Teatro da República, em Porto Alegre, em dezembro de 1981. No seguimento, ingressa nas faculdades de Matemática, Psicopedagogia, Engenharia Civil. (Reg 83140)


           -----------Enquanto isso, a Astrologia seguia paralelamente, pois começa a trabalhar com atendimentos astrológicos aos 19 anos, após profissionalizar-se (Ordem Nacional, Reg.603). Em 1993, funda a Astro Service, empresa de prestação de serviços astrológicos e academia de astrologia e ciências naturais.


            -----------Após graduar-se na universidade, especializou-se em Matemática Financeira. Trabalhou na FURG durante alguns anos em que passou pela cidade de Rio Grande. Posteriormente trabalhou na Incorporadora Encol, na General Motors do Brasil e no Banrisul. Passado um tempo, decidiu partir para a iniciativa privada e começou a criar novos trabalhos.


           -----------Em 1996, defende publicamente, uma tese de Matemática Aplicada ao Direito, a Matemática Forense (Wikipédia). Este trabalho foi adotado como disciplina nos cursos de Direito de algumas universidades, como cadeira do currículo do curso de Direito. Pode ser lido na Wikipédia, nos principais idiomas. 


            -----------Em toda a sua trajetória, manteve a Astro Service em atividade e foi construindo uma carteira de clientes bastante ampla. Costuma dizer que a Astrologia foi o que entrou primeiro em sua vida e, embora tenha outras atividades profissionais, dedica-se diariamente à Astrologia.


           -----------Com os anos, a Astro Service foi consubstanciando o seu trabalho com a Astrologia e consolidando-se como uma empresa e escola exclusivamente astrológica e, durante todo esse tempo, muitas pesquisas foram desenvolvidas, bem como previsões, ambas registradas em cartório.


              -----------Em 2003 fundou, com os demais Astrólogos do Estado, o SAERGS (Sindicato dos Astrólogos e Cosmoanalistas do Rio Grande do Sul), que passou a ser mais um dos sindicatos astrológicos do Brasil, juntamente com muitos outros mais antigos e ainda existentes. O SAERGS está inativo atualmente. Sobre o SAERGS, clique aqui.


             -----------Zélia Susana foi também a profissional que unificou as escolas/vertentes astrológicas em uma única escola mais adaptada às necessidades da Nova Era, a Escola de Cosmoanálise, criando a mais moderna forma de se fazer Astrologia nos dias atuais.


          -----------Em 2008, Zélia Susana declarou a público, no cartório de registros especiais, ter determinado a Carta Astrológica do Estado do Rio Grande do Sul, resultado de pesquisa intensiva na Astro Service. Através do mapa astrológico do Estado é possível delinear aspectos sociais, econômicos e políticos, bem como acompanhar seu desenvolvimento histórico e o desenrolar dos acontecimentos.


              -----------Ainda em 2008, foi criado o Curso de Cosmoterapia na Astro Service, com certificação exclusiva da escola ou de alguma escola a ela credenciada.


          -----------Quanto a projetos sociais e sem fins lucrativos, Zélia criou o Projeto “Hora Certa”, o Projeto “Ponto do Livro” e a “Fraternidade Águias da Paz” (www.aguiasdapaz.com.br). Sobre os Projetos e Documentos, clique aqui.


          -----------Zélia Susana segue à frente da Astro Service até os dias de hoje, promovendo cursos anualmente, desenvolvendo suas pesquisas e fazendo seus atendimentos para consulentes de toda parte do mundo, da Alemanha, da Austrália, da França, da África, entre outros.


             -----------  Zélia Susana retomou seu curso de Engenharia Civil; embora na época estivesse no final do curso, o deixou inconcluso no fim da década de 80. Posteriormente, especializou-se em Perícias Judiciais, área em que atua.


             -----------Apesar dos compromissos e de ser plural na sua atuação, Zélia sempre tem um tempo para conversar com as pessoas, dar uma orientação e um conselho amigo.



Curiosidades:

- Zélia Susana gosta muito de animais. Ela possui uma coelha.

- Zélia também dedicou-se à Aviação Civil (Cód. ANAC 239537)